Face ao período que atravessamos, e com o objectivo de minimizar quaisquer riscos relativos ao COVID-19, a CONSULMAR decidiu implementar um Plano de Contingência que permitirá manter a operação e continuar a disponibilizar os nossos serviços da forma habitual. A nossa equipa continuará a trabalhar, preferencialmente e maioritariamente a partir de casa, mantendo-se o escritório operacional.

Agradecemos a compreensão a estas alterações, confiantes que conjuntamente com os nossos stakeholders iremos assegurar a continuidade de todas as nossas actividades.

NOVOS NAVIOS RO/RO-PAX NOS AÇORES EXIGEM ADAPTAÇÃO DOS PORTOS

(Dez.2019) Encontram-se em curso na CONSULMAR os Estudos e Projetos de adaptação de alguns portos dos Açores para receberem os novos navios RO/RO-PAX, encomendados pelo Governo Regional, que se vêm juntar à frota atualmente ao serviço das ligações marítimas regulares inter-ilhas do arquipélago.

As novas rampas RO/RO-PAX serão projetadas para receberem navios de até 118 m de comprimento e 6 m de calado, e deverão garantir a operacionalidade desses navios sem constrangimentos na larga maioria dos estados de mar.

A definição da melhor solução técnica e localização das rampas em cada porto é apoiada por estudo da agitação marítima, procurando garantir também que as novas rampas não prejudicam o grau de tranquilidade interior dos respetivos portos.

Os projetos em elaboração terão ainda de estudar e propor soluções que viabilizem a execução das empreitadas minimizando as restrições à operação portuária durante as obras.

Beneficiam desta intervenção os portos de São Roque (Pico), da Vila da Praia (Graciosa), da Vila do Porto (Santa Maria) e das Velas e da Calheta (São Jorge).