Face ao período que atravessamos, e com o objectivo de minimizar quaisquer riscos relativos ao COVID-19, a CONSULMAR decidiu implementar um Plano de Contingência que permitirá manter a operação e continuar a disponibilizar os nossos serviços da forma habitual. A nossa equipa continuará a trabalhar, preferencialmente e maioritariamente a partir de casa, mantendo-se o escritório operacional.

Agradecemos a compreensão a estas alterações, confiantes que conjuntamente com os nossos stakeholders iremos assegurar a continuidade de todas as nossas actividades.

RECONFIGURAÇÃO DO PORTO DE RECREIO DE SABLE D’OR

(Jan.2020) A Agência Nacional de Portos, em Marrocos, adjudicou à CONSULMAR os estudos e projeto da reconfiguração das obras de proteção do porto de Sable d’Or, situado a sul da cidade de Rabat.

Trata-se de um pequeno porto de recreio, construído em 1986, mas que sempre teve problemas de excesso de agitação na sua bacia portuária, impossibilitando a instalação permanente de embarcações de recreio.

Atualmente é usado por pequenos botes da pesca artesanal para acesso ao mar.

De modo a garantir proteção adequada à agitação marítima, especialmente em período tempestuoso, a CONSULMAR concebeu novas estruturas de proteção, que enraízam nos atuais quebra-mares, criando uma área abrigada mais ampla e segura para a navegação.

O projeto contempla ainda o aprofundamento da bacia portuária à cota (-2 m)ZH, a definição do canal de acesso à cota (-3 m)ZH e o desmonte de alguns escolhos.

Esta solução foi ensaiada em modelo matemático que simula a agitação marítima e testada em modelo físico reduzido, tendo-se obtido bons resultados.